Fimose é a incapacidade de se expor a glande, parte terminal do pênis, pois a pele que a recobre não tem abertura suficiente. Esta condição é comum nos meninos recém-nascidos e tende a desaparecer até os 3 anos de idade ou na puberdade, sem a necessidade de tratamento específico.
Como o prepúcio não pode ser retraído, a fimose pode causar dificuldade em urinar, aumentando o risco de infecção urinária, dor nas relações, dificultar a limpeza da região, aumentando o risco de infecções e aumenta o risco de desenvolver uma parafimose.
Fimose infantil
A fimose infantil acontece no bebê recém-nascido e geralmente desaparece pelos 3 anos de idade.
Na fimose infantil é importante não puxar o prepúcio da criança para trás para expor a glande e não massagear o prepúcio porque podem ocorrer pequenos traumatismos, inflamações, sangramento, fissuras que podem doer muito, aumentando o estreitamento do prepúcio e agravando a fimose. Além disso, pode ocorrer parafimose, que é quando o prepúcio fica preso e não volta a recobrir a glande. Saiba mais em Fimose infantil.
Como tratar a fimose
Para tratar a fimose podem ser utilizadas pomadas à base de corticoides que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande. Além disso, pode também ser necessário fazer uma cirurgia para fimose chamada de postectomia.
A fimose tem cura e nem sempre é necessário recorrer a tratamentos específicos e, por isso, o médico deverá avaliar a situação, já que ela pode ser naturalmente solucionada até os 3 ou 4 anos da criança.
Fimose masculina
Fimose feminina
Fimose feminina
A fimose feminina acontece quando ocorre a aderência entre os pequenos lábios da vagina, que tapam a abertura vaginal, e geralmente acontece nas meninas até aos três anos de idade, mas pode aparecer até aos 10 anos.
O tratamento para fimose feminina consiste na aplicação de pomada com estrogênio que geralmente resolve o problema.
Comentários
Postar um comentário